Há poucas características tão individuais quanto a cor dos olhos, um traço difícil de alterar sem o auxílio de lentes de contato coloridas. Mas há muitos recursos para destacar a matiz natural da sua íris, tais como certas tonalidades de sombra. Para quem busca um resultado mais impactante, a solução pode estar nas lentes de contato, as quais podem mudar completamente o visual do seu olhar – mesmo que seja por apenas um dia. Existe também uma cirurgia. Porém, pelo menos até a conclusão deste artigo, essa operação ainda está em fase experimental. O intuito deste texto é trazer dicas de como realçar o tom dos seus olhos, além de informações sobre lentes coloridas e intervenções cirúrgicas.

A sombra certa para iluminar a cor dos seus olhos



1 - Entenda melhor como a maquiagem pode ajudar a criar a ilusão de que a tonalidade da sua íris é diferente. Apesar de não ser possível transformar olhos azuis em castanhos e vice-versa, pode-se realçar o seu tom natural. De acordo com a coloração da sombra escolhida, você pode deixar seu olhar mais luminoso, opaco ou passar a impressão de que suas íris são mais claras. Certos tons de pintura podem ser “absorvidos” por olhos cor de mel, cinzas e outras matizes mais neutras. Confira logo a seguir os truques para mudar o impacto do seu olhar com o uso da sombra.

2 - Deixe seus olhos azuis ainda mais marcantes com o uso de sombras de tons quentes. Entre as cores mais indicadas estão os matizes alaranjados como o coral e o champanhe. Estas são ótimas apostas para iluminar e intensificar o azul do seu olhar. Já os tons azulados podem fazer com que a sua íris pareça mais clara ou até mesmo ofuscar a riqueza da sua cor natural. Aqui vão mais algumas ideias de combinações para experimentar:
  • Para o dia a dia ou um visual mais discreto, aposte em tons neutros, tais como os amarronzados, cinza-claros, terracotas ou alaranjados.
  • Em ocasiões especiais, vá de tonalidades metálicas, como o dourado, cobre ou bronze.
  • Mantenha distância de cores escuras demais, principalmente se a sua pele é clara. Na hora de escolher um delineador, dê preferência ao marrom ou castanho-escuro em vez do preto. Esses cuidados evitam que você fique com um visual carregado.
3 - As cores frias têm o poder de iluminar olhos castanhos. As donas de íris castanhas podem se dar ao luxo de usar praticamente qualquer tom. Mas as sombras frias como a roxa e a azul são o complemento mais luminoso para o olhar castanho. Vale a pena experimentar as sugestões que listamos a seguir:
  • Para um dia como outro qualquer, aposte nos tons amarronzados. Se você quiser destacar o olhar, experimente um marrom prateado ou um castanho com toques de pêssego.
  • Se você quiser ousar, vá de matizes azuladas, acinzentadas, esverdeadas ou derivadas do roxo.
  • Para noites especiais, uma excelente escolha pode estar nos metálicos como o bronze, o cobre ou o dourado. Outra aposta certeira é um dourado esverdeado.
  • Para as donas de olhos castanho-escuros ou pretos, os tons mais indicados são o azul- turquesa ou violeta. O prateado e o marrom-chocolate também prometem fazer sucesso.

4 - Já para quem exibe íris naturalmente acinzentadas, as sombras azuis ou verdes emprestam sua cor ao olhar. Por isso, se você está neste grupo, considere-se uma felizarda, pois seus olhos refletem o tom usado na maquiagem. Mas caso você deseje chamar a atenção para a sua tonalidade cinza (em vez de passar a impressão de que tem olhos azuis ou esverdeados), tire proveito de tons que lembram a fuligem e que ficam muito bem esfumaçados: o prateado, o cinza escuro ou o preto.Confira a seguir alguns segredos sobre como criar a ilusão de que seus olhos são azulados ou esverdeados:
  • Para deixar o seu olhar mais azul, aposte em tons de cobre, melão, castanho-neutro, laranja, pêssego ou rosa salmão. Outro truque esperto é passar um pouco de azul no canto interno dos olhos.
  • Se o intuito é deixar seus olhos esverdeados, prefira sombras nas tonalidades magenta, rosa, ameixa, roxa, castanho avermelhada ou vinho.
5 - Já quem nasceu com olhos verdes, as melhores escolhas são cores acastanhadas ou derivadas do roxo. Esses tons formam um belo contraste com a pigmentação natural da sua íris, a qual fica mais luminosa e radiante. Uma sugestão é desfilar uma sombra roxa em noites especiais e ficar com uma tonalidade castanho-cintilante ou acinzentada para a discrição que o dia a dia exige. Here are some more colors for you to try:
  • Todas as tonalidades do roxo combinam com você. Mas se essa cor não é a sua preferida, experimente matizes de rosa.
  • Se você acha que roxo é uma opção um tanto ousada, uma alternativa é passar uma sombra acinzentada na pálpebra e dar somente um toque de roxo próximo à linha dos cílios.
  • Procure evitar delineadores pretos, pois eles carregam o visual de quem exibe o olhar naturalmente verde. Prefira tons como o cinza escuro, prateado ou roxo intenso.
6 - Caso seus olhos sejam naturalmente amendoados, a melhor aposta é chamar a atenção para as suas belas nuances de verde e dourado. A combinação desses tons permite uma ampla gama de opções de cores de sombra. Confira a seguir algumas dicas para destacar o mel do seu olhar:
  • Fique longe de tonalidades pesadas ou escuras demais. Essas cores tendem a ofuscar o brilho do verde e do dourado dos seus olhos, deixando o visual pesado demais.
  • Para deixar seus olhos mais esverdeados, aposte em sombras nos tons bronze, rosa quartzo (também conhecido como “rosa empoeirado”) ou roxo berinjela. O verde-militar é outra opção que realça o seu olhar.
  • Se você deseja passar a impressão de que suas íris são mais acastanhadas, tire proveito de sombras douradas ou verdes.
Mudando a cor dos olhos pelo Photoshop

  1. 1
    Inicie o Photoshop e abra a imagem que deseja editar. Qualquer foto serve, mas o ideal é procurar uma que apresente uma alta resolução e que seja bastante nítida. Para começar, basta clicar em "Arquivo" na barra superior da tela e selecionar "Abrir" no menu em cascata.
  2. 2
    Aumente o zoom sobre os olhos da imagem. Para tanto, clique no pequeno ícone da lupa que fica na barra estreita à esquerda da tela em direção à parte de baixo da tela. Caso você tenha dificuldade em encontrar esse ícone, uma alternativa é apertar a tecla "Z". Confira a seguir duas maneiras de aumentar o zoom dos olhos da imagem:
    • Com o botão esquerdo do mouse, clique sobre os olhos. Assim você aumentará a imagem. Repita este procedimento até que você consiga ver nitidamente os olhos.
    • Clique em um ponto que fique acima e à esquerda dos olhos. Em seguida, arraste a seta do mouse em direção à parte inferior direita dos olhos. Você vai reparar no surgimento de um quadrado. Ao soltar o botão do mouse, tudo que estiver dentro desse quadrado passará a preencher a sua janela.
  3. 3
    Selecione a íris através da ferramenta laço básico. Caso você não consiga encontrá-la, aproveite os outros tipos de laço que, provavelmente, já devem estar selecionados. Clique e mantenha clicada a ferramenta laço atual (geralmente é o terceiro ícone de cima para baixo). Então, selecione o outro ícone de laço que aparece no menu em cascata. Depois que esse símbolo já estiver selecionado, trace uma borda ao redor da íris. Não se preocupe com a excelência do resultado agora; as falhas podem ser corrigidas mais tarde.
    • Para selecionar o outro olho, aperte e mantenha pressionada a tecla Shift. Faça um traçado em volta da íris do mesmo modo que você fez anteriormente.
  4. 4
    Crie uma nova camada de ajuste. Basta clicar em "Camadas" na aba que fica no menu localizado na parte superior da tela. Em seguida, selecione "Nova Camada de Ajuste" do menu em cascata.
    • Ao passar o cursor do mouse sobre "Nova Camada de Ajuste", o programa expandirá um menu lateral com uma lista de opções disponíveis. Dentre elas, selecione "Matiz/Saturação".
  5. 5
    Vá até a janela de Ajustes e confira se a opção "Colorir" está selecionada. A janela de Ajustes fica no mesmo lado que as outras janelas, incluindo as que trazem as camadas e as amostras de cores. Clique sobre esse recurso e confira se o quadradinho da opção "Colorir" está preenchido. Se todos os passos forem seguidos corretamente, você verá as íris dos olhos da imagem mudando de cor agora.
    • Às vezes as pupilas acompanham a mudança. Mas é melhor consertar essa falha depois. O foco agora está nas íris.
  6. 6
    Utilize os controles deslizantes da Matiz, Saturação e Brilho até obter a cor desejada. A Matiz por si só já alterará a tonalidade que as íris apresentam no momento. Já o controle para Saturação deixará o tom mais vivo ou mais acinzentado. E, finalmente, ao manipular o recurso Brilho, você poderá deixar a cor mais clara ou escura.
    • Talvez o resultado final fique um pouco artificial. Não se preocupe com esse problema agora, pois essa falha pode ser corrigida posteriormente.
  7. 7
    Confira se você está atualmente utilizando a camada de ajustes. Clique na janela Ajustes. Você verá duas camadas diferentes: uma correspondente ao Plano de Fundo e outra pertencente à Matiz/Saturação. Verifique se a opção Matiz/Saturação está em destaque. É nessa camada que serão realizadas todas as correções necessárias. O Plano de Fundo é a imagem original, aquela que você tinha antes de efetuar qualquer alteração.
  8. 8
    A ferramenta Borracha serve para apagar o que está sobre as pupilas, deixando que apareçam, além de limpar a área que circunda as íris. Clique na ferramenta Borracha no menu lateral. Ajuste o tamanho desse recurso se preciso. Para deixar a borracha maior ou menor, vá até a barra de opções na parte de cima da tela e clique no pequeno ponto e número que aparecem perto da palavra "Pincel". Depois que você obtiver o resultado desejado, apague com cuidado a área das pupilas. Terminada esta etapa, agora é hora de fazer o mesmo com o espaço em volta das íris. Se você quiser, você pode apagar quaisquer pontos que estejam desnecessariamente em destaque.
    • No final deste processo, os olhos devem ficar bastante parecidos com os da imagem original exceto pela cor.
  9. 9
    Altere a mescla de camadas se for preciso. Vá novamente até a janela de Camadas e clique no menu em cascata. O programa disponibilizará opções como: Normal, Dissolver, Escurecer e Multiplicação. Experimente selecionar "Matiz" ou "Colorir" na parte inferior do menu. A textura original dos olhos será revelada com muito mais nitidez.
  10. 10
    Quando o resultado estiver satisfatório, é hora de mesclar as camadas.Clique com o botão direito do mouse sobre a camada "Plano de Fundo" e selecione "Mesclar Camadas Visíveis" no menu que aparecer na tela.
  11. 11
    Salve a imagem final. Essa operação pode ser realizada com o uso de qualquer tipo de arquivo desejado. O programa tende a executar o processo transformando a imagem em um arquivo do Photoshop devido ao protocolo padrão. A desvantagem é que ela dificulta o compartilhamento pela internet. Por isso, procure salvar o arquivo como JPEG, pois esse formato é o mais utilizado na rede.
Matéria retirada via: WikiNow

Comente com o Facebook:

Mostrar comentários
Esconder comentários
0 Comentários para : Tutorial! Como mudar a cor dos olhos naturalmente!